17.07.29 - Residência Cruzada - Rigo e Efrain
17.07.29 - Residência Cruzada - Rigo e Efrain

ARCHIVE -

2017

Related Events

Caravana - Residência Cruzada
Efrain Almeida & Rigo Flores

From:

29

.

07

.

2017

Until:

03

.

09

.

2017

Share event:

A residência cruzada de Efrain Almeida (BR) e Rigo Flores (EUA), é uma residência do programa Caravana, um projecto de residências da Saco Azul e Maus Hábitos a funcionar desde 2015 que surgiu da vontade de acolher artistas nacionais e internacionais através de protocolos de cruzamento e intercâmbio com outros parceiros.

A residência acolhe na cidade do Porto durante 1 mês os artistas Efrain Almeida e Rigo Flores, proporcionando o seu encontro e abrindo a porta a uma nova colaboração que termina com uma exposição conjunta em Julho no Maus Hábitos. Conta com o apoio da Câmara do Porto, o PhIca Fenix Institute of Contemporary Art do Arizona EUA e da DGArtes e tem como parceiros a Galeria Graça Brandão Porto a MCO Porto e a Secretaria de Estado do Brasil. Este projecto decorre no âmbito do programa In Residence Porto 2017.

Sobre os Artistas:

Rigo Flores é um artista visual natural de Guerrero (México) e crescido em Phoenix, Arizona, onde vive actualmente. Emergente com um trabalho muito interessante na área do desenho e pintura com um foco em questões da sua identidade cultural. O seu trabalho explora o processo mental da incerteza vaga através de composições ambíguas de cenários e objectos quotidiano e da figura humana.
Formou‐se em 2015 pela Arizona State University e desde então a sua trajectória tem aumentado a um passo constante. Em 2016 teve duas exposições individuais em Tijuana, México e expões já no Tempe Center for the Arts, no Arizona Latino Arts & Cultural Center (ALAC) e na Eric Fischl Gallery no Phoenix College.
Nesta exposição, Rigo Flores apresenta "Solo Monedas”.

Efrain Almeida de Melo é um escultor brasileiro consagrado, sediado no Rio de Janeiro.
A sua obra baseia-se na apropriação do imaginário e da religiosidade popular. Interessado pelos fenómenos da fé, Efrain Almeida regista nos seus trabalhos as marcas físicas que certos tipos de religiosidade deixam no corpo humano. Os utilização de entalhes de artesãos populares e de ex‐votos são um traço comum na sua obra, que lhes dá uma conotação levemente subversiva e os desloca de seu contexto original. São peças que evocam a harmonia do popular e o erudito, o instintivo e o calculado, o simples e o sofisticado.
Entre as exposições em que participou destacam-se Infância Perversa, no Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, e no Museu de Arte Moderna, Salvador, 1995; a exposição individual no Centro Galego de Arte Contemporânea (Santiago de Compostela) em 2001 e a Bienal Internacional de Buenos Aires, em 2002.
Nesta exposição, Efrain Almeida apresenta “Desnatureza”.

Sobre o Caravana:
O projecto de residências Caravana promove desde 2015 novas práticas artísticas e expositivas que sejam verdadeiramente fruto da coabitação de artistas na cidade do Porto e na comunidade artística da Saco Azul/Maus Hábitos. Esta é a sua 1ª residência cruzada intercontinental no Porto, que combina os artistas Efrain Almeida (BR) e Rigo Flores (MEX/EUA) para dar lugar a um diálogo artístico entre os dois, desenhando uma residência única para ambos e para a cidade. Decorre durante 2 meses e inclui uma exposição conjunta no Maus Hábitos na qual Efrain Almeida irá apresentar “Desnatureza”, uma nova linha de trabalhos resultantes da imersão na cidade do Porto e do trabalho com os seus ourives, trabalhando a hibridização e mistura de saberes ideias populares como novas possibilidades de desafio. Por sua vez Rigo Flores irá apresentar o trabalho "Solo Monedas” que explora o processo mental da incerteza através de composições ambíguas de cenários e objectos quotidiano e da figura humana.

ARCHIVE -

2017

This event took place on:

July 29, 2017

To get more info or buy tickets for upcoming events, please click the button below:

Shows & Clubbing

17.07.29 - Residência Cruzada - Rigo e Efrain

Related Events

See All →

17.07.29 - Residência Cruzada - Rigo e Efrain
17.07.29 - Residência Cruzada - Rigo e Efrain

SUBSCRIBE

Sign up for our newsletter for early access to tickets, giveaways, promotions, and a first-look at our weekly and monthly lineups

FIND US

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4th Floor

4000-382 Porto

Show on Map

Contact

HOURS

Monday
6:00 PM

2:00 AM

*

Tuesday to Thursday
12:00 PM

2:00 AM

*

Friday & Saturday
12:00 PM

6:00 AM

*

Sunday
CLOSED

*Kitchen service:

Daily until 11pm

Friday and saturday until 12am

MAP

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Parking available

*Parking services at Garagem Passos Manuel are run independently from Maus Hábitos.

CONTACT

For restaurant reservations & info, please get in touch via the channels above. For questions or suggestions regarding the space, exhibitions or concerts, please refer to our office contacts or send us a message on our social media channels.

SACO AZUL

Saco Azul is the Cultural Association responsible for the arts programme in Maus Hábitos. For more detailed info, please visit www.sacoazul.org

Project co-funded by:

17.07.29 - Residência Cruzada - Rigo e Efrain

built by

Bondhabits

maushabitos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile