Visibilidad Minima
Juan Adrio

De:

04

.

04

.

2015

Até

18

.

04

.

2015

Partilhar evento:

Juan Adrio apresenta Visibilidad Minima no Maus Hábitos.

VISIBILIDAD MÍNIMA

de JUAN ADRIO


Inauguração: sábado, 4 de abril, 18.00h


Comissário: Javier Pérez Buján


de 4 a 18 de abril


Uma colaboração entre Maus Hábitos e a Fundación Laxeiro


No próximo sábado, 4 de abril ás 18.00h, a sala de espetáculos do Maus Hábitos inaugura a projeção intitulada Visibilidad mínima do artista galego Juan Adrio (Pontevedra, 1971). Licenciado em Belas Artes pela Universidade de Vigo, Juan Adrio é um fotógrafo singular que desenvolve o seu trabalho nos limites da linguagem fotográfica, concretamente neste projeto, a fronteira entre a fotografia em branco e preto e a fotografia em cor; muito presente já na exposição intitulada Tiempo gris que se pôde ver no ano passado no Pazo da Cultura de Pontevedra, e também neste novo projeto, Visibilidad mínima, em que volta a abordar a paisagem, numa subtil série de imagens a cor que, por porventura parecem estar feitas a branco e preto, devido aos momentos meteorológicos que o artista elege para capturar com a sua câmara.


Visibilidad mínima


Com este projeto que agora apresenta na sala de espetáculos do Maus Hábitos, Juan Adrio aprofunda o âmbito do género paisagístico e apresenta-o de uma forma nova na sua trajetória: em forma de projeção de todas as imagens que completam a série, editadas como um vídeo mediante fundos em branco e sucessivas imagens que passam desse branco inicial, á névoa que abarca toda a imagem e, progressivamente vai descobrindo a paisagem que oculta: cumes de montanhas que se centram de ambos os lados da estrada de Vigo a Ourense, na Galícia.


Com uma grande força evocadora, Visibilidad mínima capta a paisagem num tempo (o inverno) e em seu lugar (a estrada de Vigo - Ourense) concretos. O resultado é uma obra cheia de sensibilidade, que exige um silencio (acústico e visual) para a sua observação, razão pela qual a sucessão de fotografias se exibe num formato a medio caminho (outra vez da ideia de limite) entre a linguagem cinematográfica (projeção, sequência) e a linguagem fotográfica (plano fixo, estatismo, silencio). Como disse Vanesa Díaz Otero, comissária da mostra na Fundación Laxeiro, Visibilidad mínima é portadora de uma estética que pode aproximar-nos, por uma parte, à arte da estampa e do desenho a tinta japonesa, o Ukiyo-e e, especialmente, o Sumi-e, de onde uma representação mínima flutua no branco maioritário do papel e, por outra parte, também a outros trabalhos contemporâneos como as fotos de nuvens nas Equivalências de Stieglitz, as nuvens presas em grandes interiores vazios de Berndnaut Smilde, as séries fotográficas de ondas de Syoin Kajii com enquadramentos muito fechados ou as grandes exposições do oceano em Sugimoto.


Por todo isto, Visibilidad mínima é um convite a uma experiência que, através da observação do exterior (a paisagem) na realidade, provoca um estado introspectivo, quase de meditação, em si que mediante certa reminiscência panteísta, na realidade, nos leva a uma viajem interior.


https://juanadrio.wordpress.com/

ARQUIVO -

2015

Este evento decorreu em:

4 de Abril de 2015

Para consultar e comprar bilhetes para eventos futuros, por favor clica no botão abaixo:

Espetáculos & Clubbing

15.04.04 - Juan Adrio - Visibilidad Minima

Eventos Relacionados

VER TODOS →

15.04.04 - Juan Adrio - Visibilidad Minima
15.04.04 - Juan Adrio - Visibilidad Minima

SUBSCREVE

Subscreve à nossa newsletter e fica a par das últimas novidades, aberturas de bilheteira, e novas confirmações

MORADA

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Mapa e Direcções

Contactos

+

HORÁRIO

Segunda-feira
18:00

02:00

*

Terça a Quinta
12:00

02:00

*

Sexta e Sábado
12:00

06:00

*

Domingo
ENCERRADO

*Serviço de cozinha:

Diariamente até às 23:00

Sexta e Sábado até às 00:00

MAPA

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Estacionamento disponível no local*

*Estacionamento no edifício pertence à Garagem Passos Manuel, cuja gestão e administração é independente do Maus Hábitos.

CONTACTOS

Para reservas e informações sobre o restaurante, entra em contacto pelos canais acima mencionados. Para questões ou sugestões relacionadas com eventos, exposições, ou outros assuntos, utiliza a secção "escritório".

SACO AZUL

A Saco Azul é a associação cultural responsável pela programação e produção artística no Maus Hábitos e projetos associados. Mais informações em www.sacoazul.org

Projeto co-financiado por:

15.04.04 - Juan Adrio - Visibilidad Minima

built by

Bondhabits

maushabitos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile