Archive Drafts / Estudos de Arquivo
José Maçãs de Carvalho

De:

06

.

09

.

2018

Até

10

.

10

.

2018

Partilhar evento:

A Mupi Gallery inaugura uma exposição individual de José Maçãs de Carvalho, incluída no programa A Política das Imagens, com curadoria de João Baeta.

Para além, de toda a produção que tenho realizado, desde 2010, em torno da ideia de arquivo, subsiste um projeto paralelo chamado Estudo de Arquivo e que usa imagens do meu arquivo fotográfico e textos​ usados numa investigação académica sobre essa matéria. Estas imagens têm uma configuração experimental e errante: podem instalar a dúvida sobre a sua condição artística, para além de se constituírem como ensaios que transportam esse trânsito entre o visível e o dizível.
Neste conjunto aplico a todas as fotografias um sistema de indexação arquivístico a partir de palavras e textos fixados nessa investigação académica, em torno dos conceitos de arquivo, memória, fotografia, imagem, etc. Muitas das citações servem agora para substituir o número que, usualmente, é usado no arquivo digital de imagens e que antecede a sigla de compressão da imagem.

Esta indexação é intencionalmente omissa do contexto, do lugar e do tempo que, habitualmente, acompanham as fotografia nos arquivos, nos álbuns, até mesmo nas pastas informáticas, e fazem eco do “Bilder Atlas” de Aby Warburg (1866-1929) e da sua “lei-da-boa-vizinhança”.

José Maçãs de Carvalho, Coimbra, 2018

Bio:
Doutoramento em Arte Contemporânea - Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em 2014; estudou Literatura nos anos 80 na Universidade de Coimbra e Gestão de Artes nos anos 90, em Macau onde trabalhou e viveu; Professor no Dep. de Arquitetura e no Colégio das Artes (Subdiretor) da Universidade de Coimbra. Entre 2011 e 2017 realizou várias exposições individuais em torno do tema da sua tese de doutoramento (arquivo e memória): no CAV, Coimbra; Ateliers Concorde, Lisboa e Colégio das Artes, Coimbra; Galeria VPF, Lisboa; Arquivo Municipal de Fotografia, Lisboa, Bienal de Fotografia de VF de Xira, Museu do Chiado e MAAT, Lisboa. Publicou o livro “Unpacking: a desire for the archive” pela Stolen Books, em 2014. Em 2015 foi publicado um livro de fotografias suas, “Partir por todos os dias”, na Editora Amieira. Já em 2016 participa no livro “Asprela”, fotografia sobre o campus universitário do Porto, editado pela Scopio Editions e Esmae/IPP. Em 2017 publica o livro “Arquivo e Intervalo”, edição Stolen Books/Colégio das Artes-Universidade de Coimbra e MAAT, com colaborações de Pedro Pousada, José Bragança de Miranda, Adelaide Ginga e Ana Rito.

ARQUIVO -

2018

Este evento decorreu em:

6 de Setembro de 2018

Para consultar e comprar bilhetes para eventos futuros, por favor clica no botão abaixo:

Espetáculos & Clubbing

18.09.06 - José Maçãs de Carvalho

Eventos Relacionados

VER TODOS →

18.09.06 - José Maçãs de Carvalho
18.09.06 - José Maçãs de Carvalho

SUBSCREVE

Subscreve à nossa newsletter e fica a par das últimas novidades, aberturas de bilheteira, e novas confirmações

MORADA

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Mapa e Direcções

Contactos

+

HORÁRIO

Segunda-feira
18:00

02:00

*

Terça a Quinta
12:00

02:00

*

Sexta e Sábado
12:00

06:00

*

Domingo
ENCERRADO

*Serviço de cozinha:

Diariamente até às 23:00

Sexta e Sábado até às 00:00

MAPA

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Estacionamento disponível no local*

*Estacionamento no edifício pertence à Garagem Passos Manuel, cuja gestão e administração é independente do Maus Hábitos.

CONTACTOS

Para reservas e informações sobre o restaurante, entra em contacto pelos canais acima mencionados. Para questões ou sugestões relacionadas com eventos, exposições, ou outros assuntos, utiliza a secção "escritório".

SACO AZUL

A Saco Azul é a associação cultural responsável pela programação e produção artística no Maus Hábitos e projetos associados. Mais informações em www.sacoazul.org

Projeto co-financiado por:

18.09.06 - José Maçãs de Carvalho

built by

Bondhabits

maushabitos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile