ARQUIVO -
←
Eventos Relacionados
Ponto corrido
De:
.
.
.
.
Partilhar evento:
Ponto corrido
Rita Senra
[𝗘𝗻𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗟𝗶𝘃𝗿𝗲]
Para chegarmos à poça, vindos do lado da casa, quer passemos por dentro da estufa, quer a contornemos pelo exterior, temos sempre de passar debaixo da figueira.
Apesar desta árvore contar já com doze anos, a sua presença só tem lugar nas minhas memórias quando comecei a colher os seus figos, há três anos.
Até esse momento, eu não gostava de figos.
Hoje, sempre que a visito durante o mês de Setembro, subo ao telhado do barraco - paredes meias com a poça -, para depois me fazer acompanhar por todos os frutos maduros que se encontram ao alcance de dois braços. Desço, de volta à casa, como e partilho - assim lhes ganhei o gosto.
Desde então, se penso na poça, penso na figueira e, se penso na figueira, penso nas galinhas que vivem à sua sombra. As galinhas são as maiores privilegiadas: todos os figos que caem e todas as cascas daqueles que passam por boca humana, são seus. É por este motivo que acredito que os seus ovos são os melhores ovos do mundo.
Falo-vos do real que tantas vezes roça o absurdo porque é exactamente esse lugar, tão carregado de imagens, de cheiros, de toques, de modos de fazer e de estar, o primeiro lugar de tudo aquilo que produzo.
Ponto Corrido, contos corridos.
//
BIO
Rita Senra (Barcelos, 1993) vive e trabalha no Porto. É licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Em 2015, ao abrigo do programa Eramus+, integrou o estúdio de Jiřího Příhody - Akademie výtvarných umění v Praze, República Checa. Desenvolve o seu trabalho artístico nas áreas do desenho e da instalação, dando lugar a exposições, tanto individuais como colectivas, desde o ano de 2014. É membro do Sismógrafo, um espaço cultural no Porto, desde 2016.
v
A Mupi Gallery é uma galeria dedicada à imagem inaugurada em Maio de 2015 no foyer da sala de espectáculos do Maus Hábitos, que acolhe, desde então, uma vasta programação de exposições individuais por artistas locais e internacionais em diferentes estados de emergência.
A Mupi Gallery tem como objectivos apoiar a criação de novas obras e experiências visuais, bem como promover o percurso artístico dos artistas convidados, através do desafio a apresentarem um novo trabalho a solo que tire partido das características e destaque singular do grande formato. Procura também promover a cena artística contemporânea nacional, dando a conhecer o trabalho sólido de artistas locais bem como novos nomes das artes visuais.
Esta galeria dedicada a exposições individuais, complementa a programação artística da Saco Azul/Maus Hábitos, por fazer um contraponto ao programa da sala de exposições, dedicado ao encontro e diálogo artístico através de exposições colectivas e de cruzamento.
A Saco Azul convida um artista por mês a ocupar o tríptico retro-iluminado, promovendo, via bolsas de apoio à produção, a criação de obras que utilizem a imagem como meio de criação contemporânea, afirmando ou questionando o seu papel na atualidade. Composta por 3 Mupis de comunicação publicitária urbana cedidos pela JcDecaux ao Maus Hábitos, esta galeria não só é interessante pelas suas características físicas, como também pelo impacto cultural e conotação comercial inerente aos suportes. Ao artista fica o desafio de reagir ou interagir com esta estrutura, assumindo todas as suas capacidades e conotações.
ARQUIVO -
Este evento decorreu em:
Para consultar e comprar bilhetes para eventos futuros, por favor clica no botão abaixo:
Espetáculos & Clubbing
→