TER 22.09.2023
.
|
.
|
Partilhar evento:
Este festival surgiu em 2014 com o objetivo de desenvolver e dinamizar projetos nas áreas do cinema, televisão, vídeo e multimédia, através de oferta de atividades educativas como a realização de workshops e conferências nas áreas mencionadas.
Esta mostra exibirá alguns dos filmes que estiveram em competição e/ou foram premiados nas últimas três edições, todos eles realizados por mulheres. Com o objectivo de trazer um pouco da essência de São Tomé e Príncipe, foram selecionados dois filmes com esse critério de sua escolha para esta mostra.
Além dos filmes do São Tomé FilmFest a mostra inclui o filme Mina Kiá da realizadora São Tomense Katya Aragão, uma das mulheres cineasta do país. O filme aborda a realidade cruel de muitas jovens São Tomenses, sendo assim o mote para a conversa sobre a realidade do cinema e das mulheres de São Tomé e Príncipe.
Line-up:
Nkosi Coiffure
Ficção – 14’ – ANO 2015 Bélgica
Realizador – Frederike Migon
Sinopse
Durante uma briga com o seu namorado na rua do bairro congolês de Bruxelas, Eva escapa para um salão de cabeleireiro. As mulheres africanas no salão apoiam-na inicialmente, vendo uma mulher em aflição. Mas quando descobrem que o que originou a discussão, as opiniões diferem...
Link para trailer: www.vimeo.com/2ndtotheright/nkositrailer
A Felicidade mora aqui
Documentário – 15’ – ANO 2015 Brasil
Realizador – Gladys Mariotto
Sinopse
De que forma uma aula de filosofia sobre a felicidade em Aristóteles pode ser entendida em três escolas
diferentes? E se as escolas estiverem em três continentes diferentes? A resposta está nas palavras de crianças portuguesas, brasileiras e africanas.
Link para trailer: https://youtu.be/G-8CvIgm_cQ
Escolas Solares de São Tome e Príncipe
Documentário – 14’ – ANO 2012 São Tomé e Principe
Realizador – Yolanda Macías Sauco
Sinopse
Quando o projecto Escolas Solares começou, muitas comunidades do meio rural de São Tomé e Príncipe ainda não tinham energia eléctrica. A instalação de painéis solares nas escolas representou uma oportunidade para a melhorar as condições de vida não só das crianças escolarizadas, mas também das mulheres envolvidas na alfabetização de adultos, dos profissionais da educação ou da própria comunidade. Este documentário mostra a história de algumas destas pessoas envolvidas no processo.
Link para trailer: N/A
5 maneiras de morrer
Ficção – 15’ – ANO 2013 Chipre
Realizador – Daina Papadaki
Sinopse
Makis explora diferentes formas de morte, lutando para alcançar o resultado mais ideal...
Link para trailer: https://www.youtube.com/watch?v=aXRzbCk2VnI
Mina Kiá
Ficção – 20’ – ANO 2017 São Tomé e Principe
Realizador – Katya Aragão
Sinopse
Tonia é uma rapariga sensível e alegre que sonha em ser jornalista. A sua vida muda quando a sua mãe a manda para a casa do tio na cidade onde está sendo maltratada.
Link para trailer: N/A