Pé de Dança
Inauguração:
.
.
|
Até
.
.
Entrada Livre
Partilhar evento:
Entre 2006 e 2016, a fotografia digital passou por transformações significativas em termos de criação, aceitação e exibição. As câmaras digitais de alta qualidade tornaram-se acessíveis, permitindo fotografar à noite com uma qualidade próxima da de estúdio. Em 2007 a plataforma Facebook foi lançada em Portugal, rapidamente tornando-se o principal espaço para a partilha de fotografias de festas. As imagens eram publicadas para reviver a noite anterior, geralmente na conta associada à festa. O conceito de repost entre plataformas ainda não existia. Esta relação com o meio remete para o álbum fotográfico impresso. Em 2016, a plataforma Instagram lançou as Stories, influenciadores digitais consolidaram-se no mercado, as selfies ganharam destaque nas redes sociais, refletindo a crescente cultura de autoimagem. O Snapchat popularizou os posts efémeros, oferecendo uma alternativa à permanência digital. 'Pós-verdade' é eleita a palavra do ano pelo Dicionário Oxford, destacando esta nova era, onde emoções e crenças pessoais prevaleciam sobre factos objetivos.
v
A Mupi Gallery é uma galeria dedicada à imagem inaugurada em Maio de 2015 no foyer da sala de espectáculos do Maus Hábitos, que acolhe, desde então, uma vasta programação de exposições individuais por artistas locais e internacionais em diferentes estados de emergência.
A Mupi Gallery tem como objectivos apoiar a criação de novas obras e experiências visuais, bem como promover o percurso artístico dos artistas convidados, através do desafio a apresentarem um novo trabalho a solo que tire partido das características e destaque singular do grande formato. Procura também promover a cena artística contemporânea nacional, dando a conhecer o trabalho sólido de artistas locais bem como novos nomes das artes visuais.
Esta galeria dedicada a exposições individuais, complementa a programação artística da Saco Azul/Maus Hábitos, por fazer um contraponto ao programa da sala de exposições, dedicado ao encontro e diálogo artístico através de exposições colectivas e de cruzamento.
A Saco Azul convida um artista por mês a ocupar o tríptico retro-iluminado, promovendo, via bolsas de apoio à produção, a criação de obras que utilizem a imagem como meio de criação contemporânea, afirmando ou questionando o seu papel na atualidade. Composta por 3 Mupis de comunicação publicitária urbana cedidos pela JcDecaux ao Maus Hábitos, esta galeria não só é interessante pelas suas características físicas, como também pelo impacto cultural e conotação comercial inerente aos suportes. Ao artista fica o desafio de reagir ou interagir com esta estrutura, assumindo todas as suas capacidades e conotações.