ACCA - André Covas e Carmo Azeredo | meta-darkness
ACCA - André Covas e Carmo Azeredo | meta-darkness

ARQUIVO -

2022

Related Events

ACCA - André Covas e Carmo Azeredo | meta-darkness

André Covas e Carmo Azeredo

De:

30

.

06

.

2022
03

.

08

.

2022

Partilhar evento:

meta-darkness

Artistas: ACCA - André Covas e Carmo Azeredo

Ciclo "Poético ou Político?" com curadoria de João Baeta

Abertura: 30.06 (QUI), 21h30 

até: 27.07

[𝗘𝗻𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗟𝗶𝘃𝗿𝗲]

Entre as promessas de futuros tecnologicamente otimizados e uma realidade permeada por monopólios tecnológicos, iliteracia digital, e uma crescente concentração de riqueza e poder, observa-se uma dicotomia entre avanços prodigiosos e retrocessos históricos. Em linha com as recentes teorias críticas sobre neo- e tecno-feudalismo de Yanis Varoufakis, Shoshana Zuboff ou Mariana Mazzucato (entre outros), que identificam nos formatos do capitalismo vigente e no horizonte para o qual este caminha, aspectos dos modelos económicos e sociais característicos da Idade Média, observam-se formas de retrocessos tais como modelos de feudalismo digital, cultos tecnológicos e hierarquias sociais cada vez mais rígidas.

Meta-darkness, procura questionar esta dicotomia, enfocando em três tendências alarmantes: a crença cega na gestão algorítmica e em modelos de inteligência artificial cada vez mais opacos; o crescente domínio de corporações tecnológicas que, à semelhança dos antigos senhores feudais, de forma autónoma, efetivamente controlam e direcionam partes essenciais da vida de grandes volumes de população; e a contínua proliferação de velhas e novas formas de violência que transitam do universo real para o virtual sem salvaguardas para as suas vítimas. Formas de violência agravadas pela gratuitidade e carácter de entretenimento que promove o distanciamento nas relações humanas no meio digital, levando a que atos vis, como violações e assédios graves, sejam ainda mais relativizados no Metaverso.

//

Entre as promessas de futuros tecnologicamente otimizados e uma realidade condicionada pela concentração extrema de riqueza e por hierarquias sociais cada vez mais rígidas, o espectro de uma treva arcaica ameaça retornar. Sob o rumo acelerado que a indústria digital e o neoliberalismo vigente seguem, pairam as sombras de velhos modelos económicos e sociais característicos da Idade Média. 

Sombras que tomam a forma de um tecno-feudalismo, caracterizado pelo domínio de corporações tecnológicas encabeçadas por multimilionários que, à semelhança dos antigos senhores feudais, efetivamente controlam e direcionam de forma autónoma, partes essenciais da vida de grandes volumes de população1; pela fé na gestão algorítmica e o culto de modelos de inteligência artificial cada vez mais opacos, a par de uma iliteracia digital generalizada2; e pela contínua proliferação de velhas e novas formas de violência e assédio que transitam do universo real para o virtual sem salvaguardas para as suas vítimas3.

 

1              Consent & Proceed: A falsa opção de escolha entre participar ou não da esfera digital, acoplada à ubiquidade dos contratos digitais, absurdamente extensos e complexos mas consentidos num simples click, transformou todo o território virtual num retalho de domínios fortificados onde só entra quem abdica gratuitamente dos seus dados pessoais e consente com a monitorização lucrativa da sua atividade online. 

2              Blessed by the algorithm: uma expressão que demarca o quanto um número crescente de atividades profissionais e lúdicas estão hoje delegadas a modelos de gestão algorítmica, sob os quais o trabalhador/utilizador não detém nenhum controle ou compreensão sob os seus processos de escolha.

3              Check this out. It’s a free show: Frase proferida por um agressor durante um dos primeiros casos de violação no metaverso da Facebook. Assédio, violência de género e bullying são fatores que permeiam a internet desde que esta se formou. A abertura de “novos” territórios digitais sob o novo branding tecnológico do metaverso, que pouco ou nada fez por abordar esses problemas, veio gerar mais espaços onde estas formas de violência, acentuadas pela anonimidade e relativizadas pela sua virtualidade, podem proliferar de forma gratuita, abusiva e imune.

Sobre os artistas


ACCA é um duo artístico multidisciplinar português, atualmente sediado em Madrid, formado por André Covas (designer e músico) e Carmo Azeredo (artista, investigadora e produtora cultural). Através da complementaridade das suas bases profissionais, juntos exploram o cruzamento entre arte, música, design, tecnologia e pensamento crítico, produzindo ensaios visuais sobre algumas das preocupações e curiosidades que partilham sobre a atualidade. As reflexões artísticas que têm vindo a produzir desde o final de 2017 dialogam com temas como democracia digital, vieses cognitivos, a era da pós-verdade, o conflito entre o desejo de liberdade e a necessidade de controle, o Antropoceno, entre outros.

A sua prática artística desenvolve-se de várias formas, privilegiando o uso do som, do texto, da imagem, dos novos suportes, do design, da produção escultórica e do formato de instalação. Colaboram e fazem parte do coletivo CampaNice e da Associação Cultural Saco Azul, ambos no Porto, e em Madrid têm um pequeno estúdio/espaço independente de arte e design chamado ACCAstudio.

ARQUIVO -

2022

Este evento decorreu em:

30 juin 2022

Este evento decorreu em: Para a edição mais recente do Salgado Faz Anos... Fest! clica no botão abaixo:

Espetáculos & Clubbing

ACCA - André Covas e Carmo Azeredo | meta-darkness

Lorem ipsum dolor sit amet

See All →

ACCA - André Covas e Carmo Azeredo | meta-darkness
ACCA - André Covas e Carmo Azeredo | meta-darkness

ABONNEZ-VOUS

Inscrivez-vous à notre newsletter pour un accès anticipé aux billets, des cadeaux, des promotions et un premier aperçu de nos programmations hebdomadaires et mensuelles.

TROUVEZ-NOUS

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Afficher sur la carte

Contact

HORAIRE

Segunda-feira
18:00

00:00

*

Terça a Quinta
12:00

00:00

*

Sexta e Sábado
12:00

06:00

*

Domingo
ENCERRADO

*Service de cuisine : Tous les jours jusqu'à 23h; Vendredi et samedi jusqu'à 00h

PLAN

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Obtenir l'itinéraire →

Parking disponible

*Les services de parking à la Garagem Passos Manuel sont gérés indépendamment de Maus Hábitos.

CONTACT

Pour les réservations de restaurant et infos, merci de nous contacter via les canaux ci-dessus. Pour des questions ou suggestions concernant l'espace, les expositions ou les concerts, veuillez vous référer à nos contacts de bureau ou nous envoyer un message sur nos réseaux sociaux.

SACO AZUL

Saco Azul est l'Association Culturelle responsable du programme artistique de Maus Hábitos. Pour plus d'informations, veuillez visiter www.sacoazul.org

Projeto co-financiado por:

ACCA - André Covas e Carmo Azeredo | meta-darkness

built by

Bondhabits

maushabitos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile