TER 22.09.2023

mer.
18

.

nov.

|

21:00
Cinema à Mesa // Shortcutz #258
Cinema à Mesa // Shortcutz #258

ARQUIVO -

2020

Related Events

Cinema à Mesa // Shortcutz #258
mer.
18

.

11

|

21:00

|

2020

Partilhar evento:

Shortcutz #258


Cinema à Mesa

18 Novembro | 21h00


Duração sessão:  47 min.


Entrada livre, com possibilidade de reserva de mesa na Loja Online do Maus Hábitos, através da compra de menu de snacks: https://loja.maushabitos.com


PROGRAMA


O MAR JÁ NÃO PARÁ AQUI de Pedro Augusto Almeida 

Portugal / Ficção / 8´

Sinopse 

Caldeira, estuário do Sado. Um catador de moluscos e seu amigo passam a manhã recolhendo a fartura da maré. O dia está cheio de surpresas.


ABEBA de  Zelalem Woldemariam

Suécia, Etiópia e Portugal / Ficção / 12´

Sinopse

ABEBA é um filme sobre expectativas, desilusões e sobre ver as coisas como elas realmente são. Uma bebé é abandonada pela mãe num parque de estacionamento em Addis Ababa.

A menina cresce com o sonho de voltar para junto da sua família. Aos 18 anos decide procurá-la e atravessa a Etiópia para a reencontrar. Mas o que encontra não é exactamente o que procurava.


Projeto convidado: Campanhã é a minha casa

Em 1896 começou a história do cinema em Portugal com Aurélio Paz dos Reis, pioneiro a filmar no país, logo no ano a seguir à invenção do Cinema pelos irmãos Lumiére. Assim, o cinema português arrancou no Porto. O primeiro quadro (assim se chamavam, na altura, aos pequenos filmes) foi a saída das operárias da Fábrica Confiança, na rua Santa Catarina. Um outro dos quadros filmado por Paz dos Reis foi a Feira do Gado na Corujeira, em Campanhã. Desse filme resta menos do que um segundo, um ápice.

Campanhã não é um território-cenário na história do Cinema Português, apesar de o Porto ser uma cidade estrela de cinema. Campanhã nunca teve uma sala de cinema, e o Porto chegou a ter 50 salas em 100 anos. Esta zona, a mais oriental da cidade, terra de quintas, de residência para os novos trabalhadores que chegavam à cidade, não despertou interesse no cinema desde o Paz dos Reis em 1896, nem para ser filmada, nem como zona de usufruto da 7ª arte.

Como seria um filme em Campanhã?

A partir de coleções de filmes super 8 de famílias da freguesia da freguesia de Campanhã, foram desafiados 3 realizadores para construírem 3 curtas-metragens - Cláudia Varejão, Edgar Pêra e Sónia Amen.



O OFÍCIO DA ILUSÃO de Cláudia Varejão 

2020 / 6’ / 4:3

Sinopse

O ofício da ilusão esculpe-se com imagens de um arquivo de família das décadas de 70 e 80 e de pequenos excertos sonoros de filmes. Madame Bovary é a heroína de Flaubert e abre as hostes deste exercício narrativo. A partir do diálogo de Ema Paiva com o seu amigo e confidente Pedro Lumiares no filme Vale Abraão de Manoel de Oliveira, entendemos a identidade de género como uma caracterização estanque de valores sociais. Ema, que aqui representa a Mulher num sentido mais lato, herda uma vida tradicional numa sociedade patriarcal. Neste semblante de opressão, Ema interroga a sua condição e a sociedade em que se insere. Graças ao bovarismo integrante em cada mulher, a força da desobidiência queimará o caminho que outrora fora idealizado para si. 


FITAS CIRÚRGYKAS de Edgar Pêra

2020 / 10’ 

Sinopse

A partir dos arquivos de imagens de Domingos Oliveira Santos – artista multifacetado e cirurgião. 


MENINA ANALÓGICA de Sónia Amen

PT / ficção / 2020 / 11'

Sinopse

De todas as viagem que podemos fazer na vida, a maior e mais importante é aquela que nos leva de volta a nós mesmos. A viagem constante, eterna, é tal que nos leva bem dentro de nós, num jogo de memória, onde nos reencontramos, nos descobrimos, e olhamos de novo aqueles que de forma mais nítida, com sangue e amor, deixaram a sua inscrição no tempo.

Sim, a maior viagem é sempre dentro de nós. Neste filme, neste auto-retrato, neste jogo de memória, que nos agita entre 1969, em angola, quando ainda nem tinha nascido, e o presente, passando pela minha meninice em 1980, descubro de novo o essencial, e quase sem saber como, dou comigo a voltar ao princípio, ao eterno recomeço, que é uma indefinida tarde de julho, princípio de tudo, criação do mundo, inscrito no meu, no nosso coração.

ARQUIVO -

2020

Este evento decorreu em:

18 novembre 2020

Este evento decorreu em: Para a edição mais recente do Salgado Faz Anos... Fest! clica no botão abaixo:

Espetáculos & Clubbing

Cinema à Mesa // Shortcutz #258

Lorem ipsum dolor sit amet

See All →

Cinema à Mesa // Shortcutz #258
Cinema à Mesa // Shortcutz #258

ABONNEZ-VOUS

Inscrivez-vous à notre newsletter pour un accès anticipé aux billets, des cadeaux, des promotions et un premier aperçu de nos programmations hebdomadaires et mensuelles.

TROUVEZ-NOUS

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Afficher sur la carte

Contact

HORAIRE

Segunda-feira
18:00

00:00

*

Terça a Quinta
12:00

00:00

*

Sexta e Sábado
12:00

06:00

*

Domingo
ENCERRADO

*Service de cuisine : Tous les jours jusqu'à 23h; Vendredi et samedi jusqu'à 00h

PLAN

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Obtenir l'itinéraire →

Parking disponible

*Les services de parking à la Garagem Passos Manuel sont gérés indépendamment de Maus Hábitos.

CONTACT

Pour les réservations de restaurant et infos, merci de nous contacter via les canaux ci-dessus. Pour des questions ou suggestions concernant l'espace, les expositions ou les concerts, veuillez vous référer à nos contacts de bureau ou nous envoyer un message sur nos réseaux sociaux.

SACO AZUL

Saco Azul est l'Association Culturelle responsable du programme artistique de Maus Hábitos. Pour plus d'informations, veuillez visiter www.sacoazul.org

Projeto co-financiado por:

Cinema à Mesa // Shortcutz #258

built by

Bondhabits

maushabitos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile