ARQUIVO -
←
Related Events
De:
.
.
.
.
Partilhar evento:
Exposição Satélite
Abertura: 03.06 (QUI) // às 16h
Patente até: 06.06
por Projeto Paralaxe
[Entrada Livre]
Conversa Aberta* no dia 04.06, às 18h
Mediante inscrição: info.paralaxe@gmail.com
Sinopse:
Após inaugurar Whether the Weather — a exposição que dá a conhecer os resultados da residência artística Paralaxe, no Instituto Geofísico da Universidade do Porto —, a Exposição Satélite é uma segunda apresentação que abraça trabalhos colaborativos do projeto e o diálogo com o público, investigadores e artistas.
Texto Curatorial
A Exposição Satélite acumula diferentes processos ao longo de todo o projeto PARALAXE com o Instituto Geofísico da Universidade do Porto, revelando tanto o envolvimento com os seus investigadores, materiais científicos, processos de trabalho de alguns dos mais de 20 artistas convidados e colaborações com investigadores em arte, que ajudam a pensar o projeto na sua estreita relação entre a criação artística e o contexto científico. Após o lançamento da plataforma online www.paralaxe.space, a conclusão das residências artísticas no IGUP e a inauguração dos seus resultados com a exposição Whether the Weather, esta exposição apresenta-se como um ponto satélite durante esta primeira edição PARALAXE — um laboratório do projeto em todas suas fases de criação, abrindo-o ao debate através de uma conversa aberta entre intervenientes e público.
Sobre o Projeto Paralaxe
O termo paralaxe tem origem no grego parállaxis que significa mudança. De uso frequente no contexto científico, refere-se à diferença aparente na localização de um objeto a partir de pontos distintos de observação. Uma palavra que denuncia a falha no rigor da perceção autocentrada e estanque e que, por isso, se estabelece enquanto sistema métrico pela triangulação, cruzamento e análise da mesma coisa a partir de diferentes pontos de vista.
É desse modo que PARALAXE pretende estabelecer-se enquanto projeto de investigação em arte, através da prática artística em contexto de residência: com foco no cruzamento disciplinar, ocupa territórios aparentemente alheios para lhe trazer outros pontos de leitura e potenciar novos discursos.
O contexto científico surge, no projeto, como estímulo à pesquisa, tanto no encontro como no confronto de metodologias, práticas e paradigmas. Nesse sentido, o Instituto Geofísico da Universidade do Porto (IGUP) tornou-se, em 2020, o local de acolhimento e pesquisa de artistas em residência e a partir do qual se vão também agregando colaborações-satélite de artistas e investigadores para a criação de conteúdos para uma plataforma digital — www.paralaxe.space —, exposições e uma publicação final.
ARQUIVO -
Este evento decorreu em:
Este evento decorreu em: Para a edição mais recente do Salgado Faz Anos... Fest! clica no botão abaixo:
Espetáculos & Clubbing
→