ARQUIVO -
←
Related Events
De:
.
.
.
.
Partilhar evento:
faca nos dentes, roda no ar
Artista: Mónica Baptista
Curadoria: Dayana Lucas
Abertura: 26.11 (SEX), das 19h às 23h
Patente até: 08.01.2022
:: Visita com a curadora e a artista no dia da abertura ::
[Entrada Livre]
“Lembro-me claramente de comer o sol e sei que o espírito se alimenta da vastidão, daí o fascínio pelo horizonte, a linha que nos separa e que separa a água do céu, um limite para a nossa percepção. Quero chegar, mas quero que a viagem seja infinita”. MB
“Faca nos dentes, roda no ar” é uma instalação desenhada especificamente para a sala de exposições do Maus Hábitos, que acolhe uma selecção de trabalhos em filme, fotografia e som captados em viagem por Mónica Baptista ao longo dos últimos anos.
A exposição de Mónica Baptista em parceria com Dayana Lucas parte da cumplicidade entre ambas e propõe um percurso-território marcado pelos movimentos e cadências das imagens e texturas, pelos fluxos e ritmos impressos pelo som, questionando a sua capacidade de dar abrigo ou proporcionar a viagem, a suspensão. Uma caminhada para o esvaziamento.
----
Sobre a curadora e a artista:
Dayana Lucas nasceu em 1987 em Caracas, Venezuela. Em 2003 mudou-se para a Ponta do Sol (Ilha da Madeira), de onde são provenientes os seus pais, e em 2006 para o Porto onde obteve a licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2006—2010). Foi co-fundadora da Oficina Arara entre 2010 e 2017, onde desenvolveu trabalho tanto na área do design e da impressão com diversos meios manuais, como na organização de exposições, workshops e encontros com a comunidade artística do Porto. Colabora desde 2010 com o colectivo SOOPA que se desdobra em diversas áreas: música, teatro e dança contemporânea.
Enquanto artista desenvolve uma pesquisa prática na área do desenho com particular interesse na passagem do desenho para a escultura. Trabalha também como designer na área da cultura, tendo colaborado com músicos, artistas plásticos e diversas instituições culturais portuguesas. Em 2019 criou o projecto ORINOCO, uma editora de livros e outras edições de artista.
Mónica Baptista nasceu em 1984 no Porto. Formada em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. Desenvolve trabalho na área da fotografia, cinema documental e experimental, com especial foco nos meios analógicos, super8, 16mm e 35mm. Pitões das Júnias (Trás-os-Montes) tem sido um lugar gestacional para o desenvolvimento do seu trabalho, assim como contextos cíclicos de viagem.
Realizou diversas residências artísticas das quais se destacam, ZDB - Lisboa, Location One - Nova Iorque, Crater Lab - Barcelona, Atelier 105, Light Cone - Paris e LEC - Laboratório Experimental de Cine na Cidade do México. O seu trabalho tem sido exibido em Portugal e internacionalmente, em galerias e festivais de cinema. Da sua filmografia fazem parte “Água Forte”(2018), “Cem Raios t’Abram” (co-realização, 2015), “Teares” (2014), “Diário” (2010): prémio BES Revelação - exibido no Museu de Serralves, e o documentário Territórios (2009) estreado na Semana da Crítica (Festival de Cannes) e vencedor do prémio de Melhor Realização no festival Visions du Réel (Suíça).
É co-fundadora da Cooperativa Cultural LAIA, projecto orientado para a produção e investigação na área do cinema experimental.
ARQUIVO -
Este evento decorreu em:
Este evento decorreu em: Para a edição mais recente do Salgado Faz Anos... Fest! clica no botão abaixo:
Espetáculos & Clubbing
→