Projetos
↓
Sobre o projeto
Outros Portos
2022 - 2018
Projeto Saco Azul
“O catálogo de formas é interminável: enquanto cada forma não encontra a sua cidade, novas cidades continuarão a surgir. Nos lugares em que as formas exaurem as suas variedades e se desfazem, começa o fim das cidades.”
Ítalo Calvino, em “As cidades invisíveis”
𝗢𝘂𝘁𝗿𝗼𝘀 (𝗻𝗼𝘃𝗼𝘀) 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼𝘀
Depois de quase dois anos de pandemia, o projeto de exposições “𝗢𝘂𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼𝘀” não só quer continuar, como quer sair mais vezes de portas. Entrelaçar conexões entre muitas cidades-culturas e os agentes destas malhas pulsantes, ampliar o debate ético e estético nas artes, fomentar a partilha e a colaboração do repertório de experiências entre esta rede e os seus públicos. Movimentar para transformar, constantemente, num gesto que se quer ininterrupto.
Porto, Madrid, São Paulo, Minas Gerais, Lisboa, Guimarães, Vila Real são algumas das cidades que atravessam e são atravessadas por esta programação.
Começamos 2022 com a sua expansão para uma nova cidade, 𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗥𝗲𝗮𝗹. Numa parceria com o Teatro de Vila Real, a programação da Saco Azul Associação Cultural, apoiada pelo Maus Hábitos, leva quatro mostras para as salas desta nova paragem. A primeira mostra já arrancou. Patente até março, 𝗔𝗿𝘁𝗲 𝗥𝗼𝗯𝗼́𝘁𝗶𝗰𝗮 do artista 𝗟𝗲𝗼𝗻𝗲𝗹 𝗠𝗼𝘂𝗿𝗮, pioneiro da aplicação da robótica e da Inteligência Artificial à arte. Na sequência teremos curadorias da dupla de artistas 𝗗𝗮𝗻𝗶𝗲𝗹 𝗠𝗼𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮 & 𝗥𝗶𝘁𝗮 𝗖𝗮𝘀𝘁𝗿𝗼 𝗡𝗲𝘃𝗲𝘀, atentos às práticas artísticas vinculadas às novas perspetivas sobre as temáticas do território, cultura serrana, práticas rurais e ancestralidade na contemporaneidade. Em seguida, 𝗝𝗼𝗮̃𝗼 𝗕𝗮𝗲𝘁𝗮 que convoca artistas da associação cultural num retrospecto de seus trabalhos assim como a comunidade artística circundante, interessado sobretudo nas fronteiras entre “o poético e o político”. E finalizando com a dupla 𝗙𝗲𝗹𝗶́𝗰𝗶𝗮 𝗧𝗲𝗶𝘅𝗲𝗶𝗿𝗮 & 𝗝𝗼𝗮̃𝗼 𝗕𝗿𝗼𝗷𝗼, que vão explorar o território de Vila Real estabelecendo interesse por artistas que tenham como ponto em comum as práticas artísticas realizadas com a comunidade.
Na sala habitual do icónico quarto andar da cidade do Porto, o programa artístico apresenta quatro principais curadorias: a primeira delas proposta por 𝗣𝗮𝗯𝗹𝗼 𝗕𝗲𝗿𝗮́𝘀𝘁𝗲𝗴𝘂𝗶 𝗟𝗼𝘇𝗮𝗻𝗼, idealizador do projeto 𝗦𝗮𝗹𝘂𝘁 𝗮𝗼 𝗠𝗼𝗻𝗱𝗲, quem já esteve à frente do PhotoEspanha e esteve envolvido com o Matadero na cidade madrilenha, promove uma exposição da artista 𝗥𝗶𝘃𝘃𝗮, cujo trabalho aborda temas como gênero, identidade e temporalidade; na sequência recebemos a dupla de artistas-curadores sediados em Lisboa, 𝗦𝗮𝗿𝗮 & 𝗔𝗻𝗱𝗿𝗲́ que convidam a expor os artistas Ana Manso & João Marçal; a 𝗚𝗮𝗹𝗲𝗿𝗶𝗮 𝗢𝗰𝘂𝗽𝗮, projeto experimental cujo dispositivo expositivo é um antigo talho, junta-se aos artistas 𝗔́𝗻𝗴𝗲𝗹𝗮 𝗝𝗶𝗺𝗲́𝗻𝗲𝘇 𝗗𝘂𝗿𝗮́𝗻 & 𝗠𝗮𝗿𝗹𝗼𝗻 𝗱𝗲 𝗔𝘇𝗮𝗺𝗯𝘂𝗷𝗮, sediados em Madrid para criar uma proposta cruzada entre o espaço no Bonfim e a nossa sala no Maus; e por fim, 𝗠𝗮𝗿𝘁𝗮 𝗠𝗲𝘀𝘁𝗿𝗲, atual diretora artística e curadora do CIAJG, recém chegada de sua experiência em terras brasileiras, aceitou o desafio de propor uma exposição que conecta as salas portuente e vimaranense.
Não paramos por aqui, o Festival Internacional de Fotografia 𝗘𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗜𝗺𝗮𝗴𝗲𝗺 aceitou ocupar o novo dispositivo expositivo do quarto andar - as montras do espaço de oficina recém-criadas na pandemia durante uma residência artística em 2020. Este ano acontecerá a 𝟯𝟮º 𝗲𝗱𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹, que atualmente contempla 5 cidades: Braga, Guimarães, Porto, Vila Nova de Gaia e Barcelos.
Além disso, o projeto acolhe duas exposições de entidades parceiras - uma delas programada pelo 𝗧𝗲𝗮𝘁𝗿𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼 - 𝗥𝗶𝘃𝗼𝗹𝗶 em comemoração aos seus 90 anos, e a outra uma proposta pelo 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗙𝗲𝗺𝗺𝗲 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝘁𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹, que tem promovido cinema no feminino.
O projeto também incorpora sessões de cinema, que passaram a ser semanais durante a pandemia e permitiram enriquecer a programação com uma diversidade de mais festivais que se associaram ao programa. 𝗦𝗵𝗼𝗿𝘁𝗰𝘂𝘁𝘇 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼, vocacionado para o cinema mais experimental; 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗙𝗲𝗺𝗺𝗲 a promover o cinema no feminimo; 𝗕𝗲𝗮𝘀𝘁 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹, dedicado ao Cinema do Leste Europeu; 𝗜𝗻𝗱𝗶𝗲 𝗝𝗿., voltado para o cinema infantil e juvenil; 𝗖𝗶𝗻𝗮𝗻𝗶𝗺𝗮, vocacionado para o cinema de animação; 𝗙𝘂𝘀𝗼 𝗩𝗶𝗱𝗲𝗼𝗔𝗿𝘁𝗲, que tem promovido a videoarte em Portugal; 𝗠𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝗮 𝗟𝗶𝘀𝗯𝗼𝗮, também dedicada ao cinema de animação.
Todos juntos integram o nosso calendário do ano, num esforço de ampliar os horizontes e manter a cultura, o debate e o encontro vivos, permitindo que venham 𝗢𝘂𝘁𝗿𝗼𝘀 (𝗻𝗼𝘃𝗼𝘀) 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼𝘀.
Datas programadas
𝗗𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝘀 //
Sala de exposições & oficina | Saco Azul & Maus Hábitos
📍 Rua Passos Manuel, 178, quarto andar, Porto
▪️ 18.fev a 21.fev / Poromechanics de Catarina Miranda, 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗥𝗶𝘃𝗼𝗹𝗶, 90 anos
▪️ 03.fev a 16.mar / exposição RIVVA, curadoria de 𝗣𝗮𝗯𝗹𝗼 𝗕𝗲𝗿𝗮́𝘀𝘁𝗲𝗴𝘂𝗶 𝗟𝗼𝘇𝗮𝗻𝗼
▪️ 24.03 a 08.05 / exposição em parceria com ISMAI, curadoria de 𝗔𝗻𝗮 𝗖𝗮𝗿𝘃𝗮𝗹𝗵𝗼
▪️ 12.05 a 25/06 / curadoria de 𝗦𝗮𝗿𝗮 & 𝗔𝗻𝗱𝗿𝗲́
▪️ 30.06 a 30/07 / curadoria 𝗚𝗮𝗹𝗲𝗿𝗶𝗮 𝗢𝗰𝘂𝗽𝗮 & 𝗔́𝗻𝗴𝗲𝗹𝗮 𝗝𝗶𝗺𝗲́𝗻𝗲𝘇 𝗗𝘂𝗿𝗮́𝗻 & 𝗠𝗮𝗿𝗹𝗼𝗻 𝗱𝗲 𝗔𝘇𝗮𝗺𝗯𝘂𝗷𝗮
▪️ 04.08 a 10.09 / Open Lab, 𝗥𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗖𝗿𝘂𝘇𝗮𝗱𝗮 Porto & Clermont Ferrand
▪️ 15.09 a 23.09 / curadoria 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗙𝗲𝗺𝗺𝗲 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 (data a confirmar)
▪️ 22.09 a 29.10 / curadoria 𝗘𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗜𝗺𝗮𝗴𝗲𝗺, 𝟯𝟮º 𝗲𝗱𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹
▪️ 29.09 a 19.11 / curadoria de 𝗠𝗮𝗿𝘁𝗮 𝗠𝗲𝘀𝘁𝗿𝗲
▪️ 24.11 a 31.12 / Mostra 𝗜𝗻 𝗥𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝗰𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟮
𝗙𝗼𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝘀 //
Vila Real | sala de exposições | Saco Azul & Maus Hábitos & Teatro de Vila Real
📍Alameda Grasse, Vila Real
▪️ 15.jan a 06.mar / Arte Robótica de 𝗟𝗲𝗼𝗻𝗲𝗹 𝗠𝗼𝘂𝗿𝗮
▪️ 19.mar a 30.abr / curadoria de 𝗗𝗮𝗻𝗶𝗲𝗹 𝗠𝗼𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮 & 𝗥𝗶𝘁𝗮 𝗖𝗮𝘀𝘁𝗿𝗼 𝗡𝗲𝘃𝗲𝘀
▪️ data a confirmar / curadoria de 𝗝𝗼𝗮̃𝗼 𝗕𝗮𝗲𝘁𝗮
▪️ data a confirmar / curadoria de 𝗙𝗲𝗹𝗶́𝗰𝗶𝗮 𝗧𝗲𝗶𝘅𝗲𝗶𝗿𝗮 & 𝗝𝗼𝗮̃𝗼 𝗕𝗿𝗼𝗷𝗼
𝗙𝗼𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝘀 //
CIAJG | Saco Azul & Maus Hábitos & CIAJG
📍Av. Conde de Margaride 175, 4810-535 Guimarães
▪️ 08.10 a 04.02 / curadoria de 𝗠𝗮𝗿𝘁𝗮 𝗠𝗲𝘀𝘁𝗿𝗲
Galeria Ocupa | Saco Azul & Maus Hábitos & Galeria Ocupa
📍 Rua do Bonfim 422,424, Porto
▪️ 30.06 a 30/07 / curadoria 𝗚𝗮𝗹𝗲𝗿𝗶𝗮 𝗢𝗰𝘂𝗽𝗮 & 𝗔́𝗻𝗴𝗲𝗹𝗮 𝗝𝗶𝗺𝗲́𝗻𝗲𝘇 𝗗𝘂𝗿𝗮́𝗻 & 𝗠𝗮𝗿𝗹𝗼𝗻 𝗱𝗲 𝗔𝘇𝗮𝗺𝗯𝘂𝗷𝗮
Eventos
.
.
E Quando
+
ARQUIVO →
.
.
QUATRO PAREDES E DUAS SALAS | Curadoria de João Baeta
+
ARQUIVO →
.
.
Um instante antes da explosão, Curadoria: Galeria Ocupa & João Terras
+
ARQUIVO →
.
.
House of Tigre
+
ARQUIVO →
.
.
Não há botão-retrocesso
para a vida
– O interminável trabalho
em progresso de Mark Amerika
+
ARQUIVO →
.
.
Umbria
Curadoria de Daniel Moreira
e Rita Castro Neves
+
ARQUIVO →
.
.
RIVVA | Elisa Azevedo, em parceria com Rivva
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
|
+
ARQUIVO →
.
.
|
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
|
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →
.
.
+
ARQUIVO →